Em consonância ao projeto desenvolvido em nossa unidade escolar "Monitores em
Ação"- Numa escola sustentável, eu Profª Marilli estou desenvolvendo com a 2ª ano B (período da manhã), o projeto "Educar para a
sustentabilidade".
Este projeto foi
divulgado na reunião de país ocorrida no dia 22 de maio, incluindo a divulgação
do Blog da escola para que os pais acompanhem o desenvolvimento em suas
residências e postem comentários. A cada nova etapa iremos fazendo as
publicações nesta mesma página, sem contar que os alunos já estão inseridos no
ambiente ThinkQuest fazendo suas publicações. Os alunos também já acessaram o
Blog para verificarem o andamento do projeto e posteriormente irão postar comentários.
Dando início ao projeto em sala de aula através de um processo investigativo,ou seja, levantamento dos conhecimentos prévios, com a questão: O que podemos fazer para preservar nosso meio ambiente?
Fui anotando na lousa
as respostas dos alunos, depois resolvi fazer a gravação dos mesmos dizendo
suas respostas.
Na aula de inglês a
Profª Angela, resaltou a importância dos animais para o meio ambiente, onde os
mesmos falavam em inglês o nome dos animais.
Estas atividades
resultaram em um vídeo, postado no youtube, caso queiram apreciar, basta
somente clicar no link abaixo.
Acrescentamos mais os
2 Rs que estavam faltando: Repensar os hábitos de consumo e descarte e Recusar produtos que
prejudicam o meio ambiente e a saúde.
Apresentei
a eles o livro "Que
planeta é esse? de Regina Coeli Renó, leitura
de imagens, onde os alunos: Gabriel Vinícius, Emilly
e Thayssa se disponibilizaram a contarem a história.
Acessando o link
abaixo vocês poderão conferir que graciosidades!!!
Outro
questionamento: Para onde vai toda a quantidade de lixo que é
produzido?
Respostas dos alunos:
* Lixão
*Reciclagem
*Buraco para adubo
Para introduzir o conteúdo sobre estas questões, iniciei uma leitura compartilhada do livro: Planeta Terra: Nossa Casa de Leonardo Mendes Cardoso.
Depois fizemos uma roda de conversa sobre:
·
Coleta Seletiva - Reciclagem;
·
Lixos Tóxicos;
·
Poluição do ar;
·
Contaminação nos lençóis freáticos;
·
Contaminação do lixo orgânico- enchentes- doenças
causadas pela urina do rato- leptospirose;
·
Saneamento básico;
·
Redes e estações de tratamento de água e esgoto;
·
Destino correto do lixo.
Em meio a conversa o aluno Gabriel Vinícius falou que tinha
uma ideia: Podemos sair em volta da escola para conscientizar as
pessoas para não jogar lixo nas ruas. (considerei a ideia como
satisfatória, dizendo que iremos pensar nesta ação).
Afinal, o planeta Terra é a casa de todos nós, e a saúde dessa nossa casa representa a nossa própria saúde! (Leonardo Mendes Cardoso).
Algumas ilustrações
dos alunos relacionados ao assunto:
A aluna Letícia trouxe o recorte de uma
notícia- 5 de junho Dia mundial do meio ambiente. Nos contou resumidamente
sobre o conteúdo da reportagem e nos deu a ideia de fazermos um painel da
notícia.
Cantinho da Notícia
A cada notícia nova trazida pelos alunos e professores colaboradores atualizamos o mural
Levantamento de dados em sala de aula- Por que não podemos jogar o
óleo de cozinha na pia e ralos?
Respostas dos alunos:
üÍtalo/ - Contamina os
animais e as plantas;
ü Leticia /Gabriel V./
Thayssa- Causa danos a natureza. Letícia completou....E dá para fazer sabão;
ü Emilly/ Ana C./
Gabriel C.- Causa enchentes;
ü Gustavo S.-Porque
contamina os animais e o meio ambiente;
ü Isadora- Porque o
óleo de cozinha pode ir para a água e os animais marinhos podem morrer;
ü Ana Beatriz- Porque
causa sufocamento aos animais marinhos;
ü Giovanna S.- Vai para
o rio e os animais tomam água e morrem;
ü Beatriz- Não podemos
colocar óleo de cozinha no ralo, porque contamina os canos;
ü Gustavo L./ Wallison/
Davi- Senão mata a natureza;
ü Sara- Senão entope e
faz mal para nosso meio ambiente;
ü Kayke- Senão suja os
patos e eles não gostam de tomar banho.
Em comparação com as
respostas dos alunos acrescentamos com os textos informativos:
O destino do óleo de
cozinha, importância da reciclagem do óleo e em que é transformado. Acesso aos sites: http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/destino-oleo-cozinha-27-07-09.htm ,http://www.codeca.com.br/servicos_projetos_recicle_o_oleo.php ehttp://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/13/1434-oleo-de-cozinha.
Registro do conteúdo-
Destino do óleo e a Importância de reciclar.
1º Acesso ao
ambiente ThinkQuest
Mudança do ícone e início das postagens de seus desenhos.
Acesso ao ambiente ThinkQuest para postarem seus trabalhos e fotos
tiradas no laboratório de informática.
Este 1º acesso ao ambiente colaborativo ThinkQuest
também está registrado em um vídeo no youtube, acessem o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=AGqgkbxlKig
http://www.youtube.com/watch?v=AGqgkbxlKig
Foi enviado para casa um questionário para aos pais e responsáveis:
Resultados
TUDO SOBRE O LIXO. Tempo de decomposição dos resíduos e destino do
lixo. Em sala
de aula fizemos o registro do conteúdo lido.
Em sala de aula
fizemos os registros deste conteúdo e realizamos a leitura coletiva do
tempo de decomposição
de alguns materiais utilizando o cartaz abaixo.
Respondendo no ambiente ThinkQuest as perguntas: Como vocês estão contribuindo para a solução do problema do lixo na nossa escola? E na sua casa, você está conscientizando a mamãe que é necessário fazer a coleta seletiva?
Para reforçar os conhecimentos dos alunos do tempo de decomposição do lixo, foi passado um vídeo do Professor Sassá- "O brincar e o aprender"- http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI
Os alunos assistiram o vídeo, professor Sassá "O brincar e o planeta"- http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI para contemplação ao tema reutilização de embalagens.
Os alunos trouxeram os brinquedos criados com materiais reutilizados para sala de aula e fizemos o registro com fotos, pois os mesmos serão publicados pelos próprios alunos no ThinkQuest e Blog da escola e depois os brinquedos serão destinados à brinquedoteca da nossa escola.
Os alunos trouxeram os brinquedos criados com materiais reutilizados para sala de aula e fizemos o registro com fotos, pois os mesmos serão publicados pelos próprios alunos no ThinkQuest e Blog da escola e depois os brinquedos serão destinados à brinquedoteca da nossa escola.
RUMO À BRINQUEDOTECA
Para conferirem estas
preciosidades acessem o link abaixo:
Os alunos Beatriz, Ana Caroline, Isadora e Samuel realizaram a escrita do material utilizado na CONFECÇÃO do brinquedo e o modo de preparo.
COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE?
Reutilização de materiais que não se usa mais.
PORTA TRECO
MATERIAL
ü UM POTE
DE SORVETE AZUL
ü SACO
DE PRESENTE DE CACHORRINHO
ü PEDAÇO
DE FIO ELÉTRICO DO VOVÔ
ü COLA
QUENTE
ü TESOURINHA
DE CORTAR PAPEL
CONFECÇÃO
Com a ajuda da mamãe eu cortei os desenhos e colamos com
cola quente e fez um porta treco bem legal!
MATERIAIS USADOS
ü
COPINHO DE CAFÉ DESCARTÁVEL
ü
TINTA GUACHE
ü
TESOURA
ü
COLA
ü
ALGODÃO
ü
PALITO DE SORVETE
MODO DE PREPARO
DESENHEI, PINTEI E RECORTEI. COLOQUEI O PALITO NO COPINHO,
PINTEI COM TINTA GUACHE O COPINHO, PINTEI A FLOR E COLEI NO PALITO.
VAI E VEM
MATERIAIS UTILIZADOS:
ü
GARRAFA PET
ü
GARRAFINHAS DE IOGURTE
ü
BARBANTE
ü
TAMPINHAS DE GARRAFA
ü
TINTA PLÁSTICA
ü
COLA
MODO DE PREPARO
FORAM COLADOS AS DUAS PARTES DA FRENTE DA GARRAFA COM FITA.
DEPOIS COM UMA MISTURA DE COLA COM ÁGUA FORAM COLADOS PEDAÇOS DE JORNAL NA
GARRAFA PARA QUE FICASSE FIRME. DEPOIS PINTA-SE COMO QUEIRA. INTTRODUZA DUAS
PARTES IGUAIS DE BARBANTE POR DENTRO DA GARRAFA. PRENDE-SE CADA PONTA DO
BARBANTE COM UMA TAMPINHA E DEPOIS COLOQUE-AS DENTRO DAS GARRAFINHAS PARA QUE
NÃO MACHUQUE AS MÃOS.
PIMBOL
MATERIAIS UTILIZADOS:
ü
GARRAFA PET
ü
JORNAL
ü
CADARÇO
ü
TINTA PLÁSTICA
ü
COLA
ü
BOLINHA DE DESODORANTE
MODO DE PREPARO
COM A PARTE DE CIMA DA GARRAFA, NA PARTE DA
TAMPINHA COLOQUE UM CADARÇO E PRENDA-O, NA OUTRA PONTA PRENDA A BOLINHA DO
DESODORANTE. COLE JORNAL PARA QUE O BRINQUEDO FIQUE FIRME E PINTE COMO DESEJAR.
E PRONTO É SÓ BRINCAR.
BONECOS
MATERIAIS UTILIZADOS
ü
CAIXA DE LEITE
ü
COLA
ü
EVA
ü
CANETINHA
ü
LÃ
ü
BOTÃO
A CAIXA DE LEITE FOI EMCAPADA COM EVA E ENFEITANDO O BONECO,
CABELO COM LÃ, OLHOS COM BOTÃO, FAZENDO OS DETALHES COM A CANETINHA.
Na sala de informática os alunos assistiram ao vídeo com suas próprias atividades desenvolvidas relacionadas ao projeto.
Depois acessaram o
site: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html, jogo da
RECICLAGEM.
Estamos
em nossa escola com algumas ações para tornar nossa escola uma escola
sustentável como: coleta de folhas usadas para reciclagem, óleo de cozinha
usado enviado a empresa Lirium para reciclagem e pilhas e baterias que não
servem mais.
![]() |
ARRECADAÇÃO DE FOLHAS USADAS |
COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO |
ARRECADAÇÃO DE PILHAS E BATERIAS |
Contribuição dos alunos: Endrew, Kayque e Paulo na coleta de pilhas usadas.
Na sala de leitura, Profª Antonia trabalhou a história do livro "O último broto" de Rogério Borges, um livro de imagens e voltado para o tema "Meio Ambiente", as contribuições da natureza para o meio ambiente.
Decoração da sala de leitura - Tema: Sustentabilidade
Painel- Dicas de leitura |
Para contemplar os conhecimentos adquiridos sobre a coleta seletiva e reciclagem os alunos acessaram os sites dos jogos abaixo, pois ao mesmo tempo que se divertem, nos mostram o conteúdo adquirido.
http://static.jogos360.com.br/media/48/6c/4081.swf
Realizamos uma OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS na 2ºB com os alunos e responsáveis no dia 20/06/2012. Foi uma manhã repleta de harmonia, alegria e interação entre professoras, país, avós e alunos.
Realizamos uma OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS na 2ºB com os alunos e responsáveis no dia 20/06/2012. Foi uma manhã repleta de harmonia, alegria e interação entre professoras, país, avós e alunos.
No dia seguinte a Oficina somente com os alunos
Todo este conteúdo no link abaixo....Apreciem!!!
O aluno Paulo descobriu que no site www.duende.com.br, havia uma história "Respeito a ecologia" e no final da mesma um jogo de coleta seletiva, correu a professora para indicar para seus colegas acessarem e lerem a história e por fim fazer a separação adequada do lixo...
Isso que chamamos de PROTAGONISMO do aluno Paulo. Parabéns meu fofo!!!
PAULO |
História "RESPEITO A ECOLOGIA" |
Jogo "COLETA SELETIVA" |
Em consonância ao projeto do Folclore- leitura compartilhada: O saci e a Reciclagem do lixo.
Foi realizada a leitura da história: A árvore que pensava de Oswaldo França Junior
Ilustração: Ângela Lago, após a leitura os alunos realizaram a reescrita da história.
2 comentários:
Parabéns aos alunos e professores pela iniciativa!
É um excelente trabalho interdisciplinar...parabéns pela iniciativa, eu que sou fã de leitura e ciências, fico maravilhado em assistir tais projetos!
Postar um comentário