Pequenas Ações, Grandes Resultados

Projeto "Monitores em Ação em Uma Escola Sustentável

Nossa equipe de alunos monitores tiraram fotos dos problemas encontrados na nossa unidade escolar, selecionaram algumas fotos e confeccionaram um mural no pátio da escola. Uma mostra para que todos os alunos, funcionários e professores tenham acesso. Após esta visitação todos os alunos acessaram na sala de informática no ambiente ThinkQuest para responderem a um diagnóstico e uma enquete.
O foco principal é saber quais as sugestões dos próprios alunos para tornar nossa escola....
UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL!

Os interessados poderão acessar o ThinkQuest no endereço abaixo para acompanhamento e participação ao projeto.


Colaboração Profª Cristina e Janete
Ingrid e Profª Rose
Mãos a obra
Edson - Nathalli - Fernanda - Noemi
Visitação ao mural

Resultado de todo este trabalho MARAVILHOSO!!!
Acessem o link do vídeo que foi postado no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=PdqZHAwDUZE&feature=youtu.be


Estamos desenvolvendo o Projeto Monitores em Ação em uma Escola Sustentável, sendo que todo o processo do projeto estará sendo publicado no ambiente ThinkQuest e para enriquecer ainda mais nosso trabalho vai a dica de leitura da revista RG (Revista Guarulhos), uma reportagem sobre Sustentabilidade- Pequenas atitudes reduzem gastos e ajudam a preservar o meio ambiente por Val Oliveira.




Outra dica de Leitura: Revista Nova Escola- Sustentabilidade


Acessem o link: http://revistaescola.abril.com.br/extras/

O grupo de alunos monitores produziram um relato da 1ª etapa do projeto: Sustentabilidade, etapa cumprida.

A primeira etapa do projeto foi realizada por nós alunos monitores, onde tiramos fotos dos problemas encontrados na nossa, fizemos a exposição das fotos em um mural no pátio da escola, para que todos os alunos tivessem acesso às imagens. E algumas turmas foram na mostra para serem questionados em relação aos problemas ali registrados. Para finalizar fizemos também o vídeo que mostra estas fotos e a exposição em si e o mesmo foi postado no youtube, linkado no Thinkquest, facebook “Monitores em Ação” e no Blog da escola. Após todo este processo chegamos ao acordo que o maior problema na nossa escola é a depredação do patrimônio público, no entanto o custo para tal coisa é impossível, pois conversamos com a diretora Célia Raquel e a mesma disse que na nossa escola não tem verba suficiente para concluir o projeto com este tema. 
Então o grupo chegou à conclusão de que o 1° passo, seria a CONSCIENTIZAÇÃO, para isto resolvemos compartilhar com todos os professores e alunos da escola para estarem participando do projeto com ações e atitudes em busca de uma escola sustentável, pois pelos resultados apresentados concluímos que a única medida sustentável são as torneiras com temporizadores, então resolvemos traçar várias ações viáveis para tornar nossa escola sustentável e contribuir para um planeta melhor.
Com diz Jussara de Barros, Graduada em Pedagogia: “Transformaremos o mundo através de pequenas atitudes, primeiramente realizadas por pequenos grupos.

Equipe “Revolucionando e Mudando” – Edson 8ªA, Nikolas 8ªA, Noemi 7ªC, Mariana 7ªC, Gabriela 7ªA, Laís 7ªD, Ingrid 5ªA, Rhilary 5ªB, Rogério 5ªD, Victor Miguel 6ªA, João 6ªD, Bianca 7ªB
Tema do Projeto: Sustentabilidade “Pequenas ações, Grandes Resultados”.

Início da 2ª Etapa- Projeto "Monitores em Ação"

Realizamos nosso encontro com os alunos monitores, professoras parceiras Sandra (Ciências) e Regina (Geografia) e POIEs (Marilli e Luciana) para início da discussão da 2ª etapa do projeto. Em grupo tomamos algumas decisões como: o tema do projeto, o nome da nossa equipe e algumas metas propostas. 


Após traçadas as metas no dia 14/05/2012 apresentamos aos professores o projeto Monitores em Ação- Numa escola sustentável, cujo tema do nosso projeto originou-se: Sustentabilidade “Pequenas Ações, Grandes Resultados”. Logo após uma breve explanação da 1ª etapa a Profª Maria ReginaSilva (Geografia) realizou a leitura do texto escrito por ela mesma “A VIDA COMO ELA É”, com o intuito de sensibilizar os demais professores para aderirem ao projeto. Houve algumas intervenções relevantes e o combinado foi cada um refletir sobre a proposta e em um segundo momento nos reunirmos para traçarmos as ações que cada turma irá realizar. Sendo que já existem algumas propostas que discutiremos com o grupo maior no próximo encontro.

Para reflexão lançou os seguintes questionamentos:
Vamos existir, vamos pensar, vamos pesquisar:

1-    O que poderia ser criticado no consumo atual por afetar seriamente o meio ambiente?

2-    O que você poderia fazer, isoladamente ou com seus colegas, em benefício do meio ambiente?
Vamos pensar, vamos existir, vamos conhecer, vamos agir.







Reportagem em Ação

 Nós alunos Monitores, debatemos com a POIE Marilli sobre uma ideia que nós tivemos. Iriemos fazer uma Reportagem no Centro de Reciclagem e elaboramos as seguintes questões:
*Quem trabalha neste centro?
*Qual é o destino destes materiais?
*Qual é o valor que você paga pelo material em média?
*Como os compradores fazem a reciclagem dos materiais comprados por você?
*Em quais produtos estes materiais serão revertidos?
*Como que é feito o recolhimento destes materiais?

 Os alunos monitores, Edson (8ªA), Noemi (7ªC), Nikolas (8ªA), e Rogério (5ªD) da Equipe“Revolucionando e Mudando” foram no dia 14/05/2012 ao Centro de Reciclagem na região de Guaianases e entrevistaram o Srº Pedro para coletarem informações sobre o trabalho desenvolvido.




11ª Conferência de Produção mais Limpa e Mudanças Climáticas
 Conferência reúne 3,6 mil pessoas no Memorial

A 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, evento preparatório para a Rio + 20 que ocorreu nesta terça-feira, no Memorial da América Latina, enfatizou a importância que a agenda ambiental vem ganhando no debate político.
Em um dos painéis da Secretaria Municipal da Educação, constou a 1ª etapa do Projeto Monitores em Ação- Numa escola sustentável desenvolvido pela nossa escola.



Nossa escola foi parabenizada pela Formadora Marilza da DRE Guaianases no ambiente ThinkQuest, acessem o link abaixo:

Dica: Megalabirinto de lixo reciclável


O projeto, de autoria do artista Eduardo Srur, tem a intenção de despertar a consciência das pessoas para a importância da reciclagem.
Megalabirinto de lixo reciclável é instalado no Parque Ibirapuera, privilégio para quem mora e estuda na Zona Sul, uma dica para que os alunos desta região visitem este labirinto, pois vai de encontro com o projeto que estamos desenvolvendo.

A ação grátis segue todos os dias, das 5h às 24h, até 11 de junho, na Praça da Paz.
Aproveitem!!! Para depois nos contar a sensação de passar por um labirinto de lixo!!!
 http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/megalabirinto-de-lixo-reciclavel-e-instalado-no-parque-ibirapuera.html


Ação Arrecadação de Folhas Usadas
Uma das propostas da equipe "Revolucionando e Mudando"- ARRECADAÇÃO DE FOLHAS USADAS de caderno / sulfite. Em 1º momento ficamos sabendo através da Profª Josete que a Kalunga arrecadava estas folhas e revertiam em folhas de sulfite para escola. Porém a Profª Marilli esteve na Kalunga e obteve a informação de que foi uma iniciativa do papel Chamex, mas somente de início das aulas. Não havendo mais esta possibilidade, com este informação transmitidas aos alunos, eles por iniciativa própria perguntaram no dia da entrevista ao Srº Pedro do Centro de Reciclagem se seria possível a venda destes papéis para o centro. O mesmo disse que sim, então os alunos iniciaram mais uma ação na nossa unidade escolar.
Cada caixa ficará em uma sala de aula, no final do período será recolhida. Esta ação será todos os dias e aaos poucos levaremos ao centro de reciclagem.








Esta equipe é SHOW!!!
Estou muito orgulhosa...


Divulgação desta Ação
Panfleto Virtual
 Além da divulgação e conscientização do grupo de alunos da 8ªA e 7ªC nas salas de aula, decidimos divulgar esta ação nas redes sociais, Blog da nossa unidade e Thinkquest, pois não podemos desperdiçar papel, não é mesmo?

Realizados pelos alunos: Evandro-José Henrique-Gabriel da Silva e Weslley da 7ªC

Programa PUBLISHER

A edição do vídeo da divulgação feita pela aluna Noemi da 7ªC de mais uma ação desenvolvida em nossa escola. Um grupo de alunos da 8ªA fizeram a divulgação da arrecadação de folhas usadas em todas as salas de aula para serem destinadas ao Centro de Reciclagem.
Acessem o link abaixo e confiram! - http://www.youtube.com/watch?v=N3HfSF2fzrI


Unidade Básica de Saúde

No dia 16/05/2012 saímos rumo à Unidade Básica de Saúde no Jardim Soares, alunos monitores:Edson, Noemi, Nikolas, Ingrid, João, Gabriela, Laís, Mariana, Vitor Miguel, Rogério e Rhilary, POIEs Marilli e Luciana e Professoras parceiras Sandra e Regina para fazermos o registro das ações desenvolvidas através desta unidade em relação à sustentabilidade. Nossa equipe foi muito bem recebida pelo auxiliar administrativo e membro da comissão do meio ambiente da OBS do Jardim Soares, Carlos Eduardo da Silva, que muito gentilmente concedeu aos nossos alunos monitores uma entrevista para explicar como se dão estas ações.
Ações:
* Coleta de óleo de cozinha;
      *Coleta de pilhas e baterias;
      *Coleta de lixo reciclável.




 Entrevista com o Carlos Eduardo da Silva da Unidade Básica de Saúde, no Jardim Soares, sobre as ações sustentáveis desenvolvidas com parceria Santa Marcelina. Ficou ótima a edição do vídeo feita pelo aluno Edson da 8ªA, confiram!!!
 http://www.youtube.com/watch?v=2mgNon9tqa8

Monitores em Ação no Facebook
Participação da nossa Equipe "Revolucionando e Mudando" na rede social FACEBOOK- Monitores em Ação!!!



Coleta de óleo de cozinha


Conseguimos parceria com a empresa Lirium http://www.liriumreciclagem.com.br/ 
através do e-mail- lirium@liriumreciclagem.com.br (A LÍRIUM é uma empresa nacional, especializada na coleta e destino final, de resíduos de óleo de fritura vegetal e derivado, capaz de lhe dar um atendimento personalizado  e diferenciado, com a finalidade de lhe oferecer  soluções práticas e inteligentes, com qualidade e confiabilidade, respeitando sempre o Meio Ambiente).
A empresa já disponibilizou a BOMBONA DE 50 LITROS e fará a coleta do óleo para reciclagem.
Processo de contato com as empresas de coleta de óleo 



Divulgação da arrecadação nas salas de aula


  
Srº Pais, estamos com um POSTO DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA em nossa unidade escolar, caso queiram contribuir para o bem estar do nosso meio ambiente, venham depositar o óleo aqui neste recipiente!!!


Divulgação- Postos de Coleta
Comunidade Escolar

Postos de Coleta de Óleo de cozinha usado, Pilhas e Baterias e Folhas que não utilizam mais, agora além da...
*Unidade Básica de Saúde
Rua Feliciano de Mendonça, 496

Nossa escola também é...
*EMEF "Madre Joana Angélica de Jesus"
Rua Torre de Santiago, 425


Textos Informativos pesquisados, escritos e postados no Blog pelas alunas Esther, Mariana e Noemi.

Prejuízos causados pelo óleo de cozinha

Quando o assunto é tratamento de água e esgoto, a gordura despejada nas pias é considerada uma grande inimiga. Além de entupir o ralo, ela desce pela rede de esgotos e alcança rios ou o mar. Quando é despejado, o óleo pode ir para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar enchentes. Ele também pode eliminar gás metano em contato com o sol, o que causa a chuva ácida. Ao entrar em contato com os mananciais hídricos a gordura cria uma camada em cima da água que impede a penetração solar, CAUSANDO A MORTE DA FAUNA AQUÁTICA.  O prejuízo não para por aí, cada litro derramado na pia é suficiente para poluir até um milhão de litros de água!
Em vez de jogar o produto no ralo da pia, o morador deve colocá-lo em uma garrafa PET e depositá-lo no lixo seletivo. Queremos e buscamos a conscientização das pessoas sobre a reciclagem do óleo de cozinha e com um gesto simples podemos contribuir com o meio ambiente.
 Esther 8ªA

O tamanho do problema…Pilhas e Baterias usadas


O mundo consome mais e mais produtos eletrônicos, a cada ano. Se antes eles eram feitos para durar, hoje se tornam ultrapassados com espantosa rapidez, enquanto modelos de última geração jorram no mercado e criam novas “necessidades” para o consumidor.   A conseqüência disso é uma explosão do lixo tecnológico, que contém substâncias tóxicas e não deve ser descartado como lixo comum. Quando isso acontece, estes resíduos vão para lixões e aterros sanitários, nem sempre químicos, entram em decomposição a céu aberto e liberam metais pesados que contaminam o solo, o ar e os cursos d´água, superficiais e subterrâneos, que abastecem as cidades. Os riscos para a saúde humana e o meio ambiente são enormes.
Leis     
·                     A legislação brasileira proíbe jogar pilhas e baterias a céu aberto; queima-las ao ar livre ou em recipientes, instalações e equipamentos não adequados; lança-las em corpos d’água, praias, manguezais, terrenos baldios, poços ou cacimbas, cavidades subterrâneas, em redes de drenagem de águas pluviais, de esgotos, eletricidade ou telefone, mesmo que abandonadas, ou em áreas sujeitas à inundação.
·                     No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinou, pela Resolução 257, de 30/06/1999, que pilhas e baterias, assim como aparelhos que possuam estes componentes integrados em sua estrutura, após o uso, devem ser entregues pelos usuários nos estabelecimentos que as comercializam ou rede de assistência técnica.
·                     A população deve prestar atenção nas baterias que têm chumbo-ácido, níquel-cádmio e óxido de mercúrio. São essas que devem ser recolhidas pelas lojas que as comercializam e não jogadas no meio ambiente, sem tratamento adequado.
·                     As embalagens e a publicidade destes produtos devem avisar sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente, além de informar o consumidor da necessidade de devolve-los e como proceder para isso.
·                     Aos fabricantes e importadores cabe a responsabilidade pela coleta, armazenagem, reutilização, reciclagem, tratamento e descarte ambientalmente adequado deste material.
·                     Desde 2001, o (Conama) também estabeleceu limites nos níveis de metais para a fabricação, importação e comercialização de pilhas e baterias. Os fabricantes nacionais conseguiram reduzir a carga poluente de alguns tipos de pilhas, permitindo que elas pudessem ser descartadas no lixo doméstico e destinadas aos aterros sanitários. Mas grande quantidade de pilhas e baterias ainda segue para aterros não licenciados para receber esse tipo de dejeto.
Mariana Roberta 7ªC -  Fonte: http://blog.colegioauxilium.net/wp/?p=4068

Como fazer sabão com óleo de cozinha...


Fabricar seu Próprio sabão é uma opção para contribuir com o meio ambiente evitando o despejo de óleo de cozinha em redes de esgoto e rios. O processo exige como ingredientes principais o cuidado e a atenção, recomendamos o uso de equipamento de proteção e segurança.
Veja o Link.. É muito Interessante!
Noemi Guerra Gomes   7ªC


Coleta de Pilhas e Baterias

Alunos monitores com a orientação da Profª Janete construíram a robô para a arrecadação das pilhas e baterias usadas. Após a conclusão da mesma, foi colocados aos alunos das 7ª e 8ª séries a proposta de sugestões para o nome da nossa mascote. Depois criamos no ambiente ThinkQuest uma votação via on line para opção do nome. Ganhou com 59% dos votos: DAMA DA SUSTENTABILIDADE. 
Os alunos monitores colocaram a nossa mascote na entrada da secretaria, onde tanto os alunos, como a comunidade tem acesso. Foi também realizado um trabalho de divulgação em todas as salas de aula e no Blog da nossa escola.

 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MASCOTE


DAMA DA SUSTENTABILIDADE
 ALUNOS MONITORES DANDO SUA CONTRIBUIÇÃO AO INÍCIO À COLETA




As alunas monitoras: Noemi e Ingrid fizeram a gravação e edição de um vídeo para a divulgação da coleta.

Oficina- Sacolas Retornáveis

As Profª Joyce - 1ªC e Camila - 4ªD, realizaram uma Oficina de Sacolas Retornáveis com os alunos e suas respectivas mães. após estudarem de onde vem e como o plástico pode ser prejudicial ao meio ambiente, confeccionaram sacolas de pano para reduzir e substituir o uso das sacolas de plástico.





Obrigada aos alunos e mamães pelo inesquecível momento"!


Dia Mundial do Meio Ambiente

Pessoal, no dia 05/06/2012, fomos prestigiar o evento do Dia Mundial do Meio Ambiente no espaço do Supermercado Semar, organizado pelo Cades (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) da Subprefeitura de Guaianases, apesar da chuva, passamos horas maravilhosas, nossa visita foi muito produtiva, os alunos participaram, fizeram entrevistas, adoraram a oficina de fazer sabão, saborearam os alimentos com verduras e folhagens que a maioria da população descarta como lixo e adoraram as mudas que receberam como lembrança. A ideia inicial seria professoras junto aos alunos plantarem estas mudas em um espaço na nossa escola, porém os alunos ficaram encantados com as mudas e ao chegarmos à escola pediram para levarem para suas residências, uns alegando que adoravam plantas e outros que gostariam de presentear suas mães. Aí pensei…Nada mais justo, pois a lembrança foi fornecida a cada um de nós e eles teriam o direito de levá-las. Somente conscientizei-os para que cuidassem dessas mudinhas com muito carinho.
Foi o máximo! AMAMOS!!! Agradeço desde já a gentileza da divulgação do evento da nossa coordenadora Marilza (DRE G). 






Acessem o link com as entrevistas realizadas neste evento:
http://www.youtube.com/watch?v=-Gf5_Ql4cbc&feature=plcp

Conferência RIO+20

Apresentações realizadas pelas 5ª séries no dia 13/06/2012 para o Ensino Fundamental I, em homenagem ao início da abertura da Conferência RIO+20, organizados e dirigidos pelo Prof. Luis Carlos de Geografia. Dentre as atividades apresentadas houveram: poesias, teatros e danças, relacionados ao tema Meio Ambiente.

 
Realizamos uma OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS na 2ºanoB com os alunos e responsáveis no dia 20/06/2012, com o destino para brinquedoteca.
Anteriormente fizemos uma campanha com a turma para trazerem embalagens e olhem só quanto material arrecadamos.
Foi uma manhã repleta de harmonia, alegria e interação entre professoras, país, avós e alunos.












 Devido a sobra de materiais recicláveis realizamos uma oficina de reutilização na confecção de brinquedos somente com os alunos.














Todo este conteúdo está no link abaixo...Confiram!!!

Hoje, dia 21/06/2012 nos reunimos em JEIF para traçarmos algumasações para o 2º semestre.
A reunião foi orientada pela POIE Marilli e Profª Sandra de Ciências, com a presença e participação da coordenadora Jacqueline. Houve um envolvimento de todos os professores, onde o grupo dividido por ano/série discutiram e chegaram a um consenso.

Todas as ações foram registradas em um cartaz e em um caderno para retomarmos no 2º semestre, onde daremos início às ações estabelecidas.Todos os anos em nossa unidade realizaram um “Show de talentos”, então combinamos que neste ano este show será o encerramento do nosso projeto com o “SHOW DA SUSTENTABILIDADE” , com um desfile com roupas com materiais recicláveis e danças, pois existe em nossa escola o projeto de dança com a Prof.ª Camila.

Ações:

1ºanos- jogos educativos e construção de uma casinha de boneca utilizando caixinhas de leite.

2º anos- Reutilização de matérias na confecção de brinquedos para serem destinados a brinquedoteca.

3º anos- Confecção de objetos com materiais recicláveis.

4ª séries- Confecção das roupas para o desfile com materiais recicláveis.

5ª séries- Criação de paródias e ilustrações, tendo como produto final a construção de livros e Histórias em Quadrinhos, destinados à sala de leitura.

6ª séries- Criação de Acrósticos e cartazes.

7ª séries- Painel, destacando os lixos tóxicos.

8ª séries- Plantação da “Nova Era”.

SAAI- Papel reciclado.

Alunas da 5ªC criaram PARÓDIAS


Rhilary, Bruna e Giovanna Gonçalves 
Ritmo da música: Assim você me mata
Segunda na escola,
Todo mundo começou a dormir
E chegou a professora Marilli
Tomo coragem e começou a cantar,
Nossa, nossa mais que sala cheirosa.
Ai, ai, assim vocês me mata.


                                

                      Vida de Estudetes.
Todo dia acordo cedo 
Moro longe da escola 
Quando volto da escola 
Quero descansar.

To sempre cheia de lição 
Eu faço conta de montão 
E a professora ve defeito 
Até onde não á.

Queria a professora 
Aqui no meu lugar
Eu ia rir de mi acabar.

Queria a professora 
Aqui no meu lugar 
Botando a cuca pra funcionar.

Minha amiga 
copiou o dvd da amiga 
Dela a professora descobriu 
Deus zero nela.

As patricinhas da escola 
As metidas as amostradas
So sabem humilhar 
Não vale nada. 

...                               

Vida de Estudetes.
Todo dia acordo cedo
Moro longe da escola
Quando volto da escola
Quero descansar.

To sempre cheia de lição
Eu faço conta de montão
E a professora ve defeito
Até onde não á.

Queria a professora
Aqui no meu lugar
Eu ia rir de mi acabar.

Queria a professora
Aqui no meu lugar
Botando a cuca pra funcionar.

Minha amiga
copiou o dvd da amiga
Dela a professora descobriu
Deus zero nela.

As patricinhas da escola
As metidas as amostradas
So sabem humilhar
Não vale nada. 
...
Nossa, nossa o meio ambiente está sujo
Ai o que eu faço
Ai, ai o que eu faço
Fedido, fedido assim eu não aguento
Ai o que eu faço
Ai, ai o que eu faço
Ajudem a natureza não joguem lixos nas ruas para não poluir o meio ambiente

            DAVIDSON  e Isaias
Alunos da 4ªB criaram POESIAS


Mundo Contente

A natureza é bela como a primavera.
Mas daqui a diante vai ser diferente.
O mundo vai ficar contente.  
Vamos cuidar do meio ambiente.
Victor Hugo

A natureza
A natureza é uma beleza
É fruto da harmonia e da riqueza.
 Pena que as pessoas não cuidam dela
Mas as pessoas podem cuidar dela 
Não desperdiçar água,
Não jogar lixo no chão,
Não desperdiçar a energia de sua casa…
Ellen e Emelly

A NATUREZA É LINDA

A NATUREZA É BELA COMO O SOL
QUE BRLHA NO RAIAR
NÃO DEVEMOS DESPERDIÇAR ÁGUA
MAS SIM ECONOMIZAR.
MOISÉS  

PLANETA TERRA


a NATUREZA É BELA COMO A PRIMAVERA.
vAMOS CUIDAR DO PLANETA TERRA.
mAS DAQUI A DIANTE VAI SER DIFERENTE,
A MATA ESTÁ DOENTE.
tEMOS QUE APRENDER A RECICLAR,
PARA O MEIO AMBIENTE AJUDAR,
E A VIDA MELHORAR.
nÓS PENSAMOS SÓ  EM DESPERDIÇAR,
mas temos que pensar em preservar.
a NATUREZA ESTÁ AMEAÇADA,
OS ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADOS PORQUE O SER HUMANO VIVE QUEIMANDO só que não plantando.
o MEIO AMBIENTE ESTÁ PROCURANDO UMA FORMA DE VIVER, MAS nos não estamos colaborando… e isso não irá acontecer
O AR QUE TODOS RESPIRAM ESTÁ POLUIDO,
E COM A FALTA DE AR PURO, todos os seres vivos correm perigo. temos que PLANTARMOS UMA ÁRVORE EM VEZ DE ARRANCÁ-LA A escassez  Do OXIGÊNIO PODEMOS MELHORAR.
O HOMEM E o Disperdiço… esta prejudicando a água do planeta  DESMATAMENTO MALTRATA A GRANDE NATUREZA O LINDO VERDE DAS MATAS QUE ENFEITA O NOSSO PLANETA.
E ENTÃO VAMOS RECICLAR,
A NATUREZA PRESERVAR
PARA QUE PODEMOS NESSE PLANETA MORAR!!!!
 A ÁGUA ESTÁ SE ACABANDO
E ATÉ PESSOAS VÃO SE MATAR
PARA O RESTINHO DE ÁGUA TOMAR
A TERRA VAI NUTRIR
PARA FRUTOS FLORES E ÁRVORES SURGIR.

ESTER E ANALICE 
Meio Ambiente           
Vamos ajudar o meio ambiente
Que a natureza vai nos agradecer
Com seu ar mais puro
Que a nossa saúde
Vai ficar melhor.
  Thais e Jeane    

Trabalho desenvolvido com a 7ªC no programa PIVOT (animação) sobre o tema "Sustentabilidade". Confiram, acessem o link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=eEK7P5fBaYI&feature=plcp

MAQUETE
Alunos da 6ªA confeccionaram uma maquete representando os LIXÕES.
Karuliny - Victor Miguel - Lucas Leite - Beatriz -  Helen - Vinícios
Coordenados pela profª Geralda de Português
Observem que riqueza de detalhes com que foi feita esta maquete....








Alunos da 6ªA confeccionaram cartazes sobre a coleta seletiva, reciclagem e cuidados com o nosso planeta.








Projeto:  Sustentabilidade, Proteção ao Meio Ambiente.
Séries: 5ªs A, B, C, e D; 6ªA.
Profª Geralda- Português

Objetivo: Conscientizar o aluno que é preciso e é possível evitar agressões ao ambiente, preservando seu equilíbrio.
Ações: Leituras compartilhadas, discursões sobre o assunto, opiniões e relatos.
Atitudes: Cartazes, ilustrações, pesquisas, interpretação de texto e curiosidades.
Conclusão: As atitudes foram proveitosas, pois auxiliam e motivam o aluno a tornar o ambiente adequado à sua vida.
Professora Geralda
Textos trabalhados:
*Poluição da água;
*Processo de tratamento da água;
*A água se transforma em esgoto;
*A importância do tratamento do esgoto;
*O lixo: material bom no lugar errado;
*Reaproveitamento do lixo;
*O ser humano e as modificações no ambiente;
*Conhecendo recursos da água: água para a irrigação, água para a indústria, água como fonte de energia, água como via de transporte, água como meio de recreação;
*Interpretação de texto: A profecia ( Werner Zotz);
*Texto jornalístico: Além dos benefícios, os produtos orgânicos não agridem o meio ambiente ( Informativo Viver Bem- 2ª Quinzena de Junho/2012- edição 53).

Água como fonte de energia
A água dos grandes rios e cachoeiras é usada para produzir eletricidade (nas usinas Hidrelétricas), isto é, para gerar a energia elétrica, que ilumina as cidades, casa, faz funcionar os aparelhos elétricos, nas fábricas, etc.





Água como via de transporte


Tratamento da água

Praia limpa, sem poluição


Não jogue lixo no chão

 poluição dos rios

Água como meio de recreação

Passeio no Parque Lajeado no dia 15/08/2012 com os alunos inseridos no projeto das 7ª e 8ª séries.
Professoras acompanhantes: Marilli, Sandra e Priscila (SAAI), pois levamos dois alunos de inclusão.
Nossa turma foi acompanhados pela diretora do parque Andressa, o Biólogo Reginaldo e Engenheiro Ambiental Guilherme.



Plantação- Horta 
Galera Animada 

Horta Suspensa 
































Reciclagem de Pneus 




Coleta de óleo usado
Início da trilha



 






Local para Pique Nique

Reginaldo e Guilherme 


Diretora Andressa








Ervas Medicinais



Compostagem 


Reciclagem de Bambu
Reciclagem de Pneu 




















Trilha em Mata fechada


Add caption






Caminho- escada de pneu  







Vitor e Jéssica - alunos inclusão com a Profª Priscilla do SAAI





Oficina de HORTA VERTICAL SUSPENSA





















Dia 15 de agosto fomos com alguns alunos das 7ª e 8ª séries em uma trilha ecológica no parque Lajeado em Guaianases. As alunas monitoras Mariana e Ingrid fizeram a edição de um vídeo onde mostra a explicação de algumas das coisas que vimos neste passeio com a diretora do parque Andressa, o Biólogo Reginaldo e o Engenheiro Ambiental Guilherme.
 História do parque Lajeado, explicação sobre os agrotóxicos, árvore araucária, caatinga, Pau Brasil e compostagem.



No dia 20/08/2012 recebemos a palestrante Elisa da empresa AMLURB- Departamento de limpeza urbana da cidade de São Paulo, com a palestra direcionada a Conscientização da Gestão dos Resíduos Sólidos
Adotar a política dos 5 R's: *Reduzir *Reutilizar *Recuperar *Reciclar *Renovar 

Slides utilizados pela palestrante Elisa













Os vídeos foram passados no pátio







Palestra foi realizada na sala de vídeo






Atividades realizadas pela Profª Geralda- Português baseada na História em Quadrinhos "Podemos Cooperar: Lixo é no lixo".
 Produzir uma História em Quadrinhos com o mesmo título da história acima.







Nenhum comentário: