Projeto
"Monitores em Ação em Uma Escola Sustentável
Nossa equipe de alunos
monitores tiraram fotos dos problemas encontrados na nossa unidade escolar,
selecionaram algumas fotos e confeccionaram um mural no pátio da escola. Uma
mostra para que todos os alunos, funcionários e professores tenham acesso. Após
esta visitação todos os alunos acessaram na sala de informática no ambiente ThinkQuest para
responderem a um diagnóstico e uma enquete.
O foco principal é saber quais as sugestões dos próprios alunos para tornar
nossa escola....
UMA
ESCOLA SUSTENTÁVEL!
Os interessados poderão acessar o ThinkQuest no endereço abaixo para acompanhamento e participação ao projeto.
Os interessados poderão acessar o ThinkQuest no endereço abaixo para acompanhamento e participação ao projeto.
Colaboração Profª Cristina e Janete |
Ingrid e Profª Rose |
Mãos a obra |
![]() |
Edson - Nathalli - Fernanda - Noemi |
![]() |
Visitação ao mural |
Resultado de todo este trabalho MARAVILHOSO!!!
Acessem o link do vídeo que foi postado no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=PdqZHAwDUZE&feature=youtu.be
Acessem o link do vídeo que foi postado no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=PdqZHAwDUZE&feature=youtu.be
Estamos desenvolvendo o Projeto Monitores em Ação em uma Escola Sustentável, sendo que todo o processo do projeto estará
sendo publicado no ambiente ThinkQuest e para enriquecer ainda mais nosso trabalho
vai a dica de leitura da revista RG (Revista Guarulhos), uma reportagem sobre Sustentabilidade-
Pequenas atitudes reduzem gastos e ajudam a preservar o meio ambiente por Val Oliveira.
Outra dica de Leitura: Revista Nova
Escola- Sustentabilidade
Acessem o link: http://revistaescola.abril.com.br/extras/
O grupo de alunos
monitores produziram um relato da 1ª etapa do projeto: Sustentabilidade, etapa
cumprida.
A primeira etapa do
projeto foi realizada por nós alunos monitores, onde tiramos fotos dos
problemas encontrados na nossa, fizemos a exposição das fotos em um mural no
pátio da escola, para que todos os alunos tivessem acesso às imagens. E algumas
turmas foram na mostra para serem questionados em relação aos problemas ali
registrados. Para finalizar fizemos também o vídeo que mostra estas fotos e a exposição
em si e o mesmo foi postado no youtube, linkado no Thinkquest, facebook
“Monitores em Ação” e no Blog da escola. Após todo este processo chegamos ao
acordo que o maior problema na nossa escola é a depredação do patrimônio
público, no entanto o custo para tal coisa é impossível, pois conversamos com a
diretora Célia Raquel e a mesma disse que na nossa escola não tem verba
suficiente para concluir o projeto com este tema.
Então o grupo chegou
à conclusão de que o 1° passo, seria a CONSCIENTIZAÇÃO, para isto
resolvemos compartilhar com todos os professores e alunos da escola para
estarem participando do projeto com ações e atitudes em busca de uma escola
sustentável, pois pelos resultados apresentados concluímos que a única medida
sustentável são as torneiras com temporizadores, então resolvemos traçar várias
ações viáveis para tornar nossa escola sustentável e contribuir para um planeta
melhor.
Com diz Jussara
de Barros, Graduada em Pedagogia: “Transformaremos o
mundo através de pequenas atitudes, primeiramente realizadas por pequenos
grupos.
Equipe “Revolucionando e
Mudando” – Edson 8ªA, Nikolas
8ªA, Noemi 7ªC, Mariana 7ªC, Gabriela 7ªA, Laís 7ªD, Ingrid 5ªA, Rhilary 5ªB,
Rogério 5ªD, Victor Miguel 6ªA, João 6ªD, Bianca 7ªB
Tema do Projeto: Sustentabilidade
“Pequenas ações, Grandes Resultados”.
Início da 2ª Etapa-
Projeto "Monitores em Ação"
Realizamos
nosso encontro com os alunos monitores, professoras parceiras Sandra (Ciências)
e Regina (Geografia) e POIEs (Marilli e Luciana) para início da discussão da 2ª
etapa do projeto. Em grupo tomamos algumas decisões como: o
tema do projeto, o nome da nossa equipe e algumas metas propostas.
Após traçadas as metas no dia 14/05/2012 apresentamos aos professores o projeto Monitores em Ação- Numa escola sustentável, cujo tema do nosso projeto originou-se: Sustentabilidade “Pequenas Ações, Grandes Resultados”. Logo após uma breve explanação da 1ª etapa a Profª Maria ReginaSilva (Geografia) realizou a leitura do texto escrito por ela mesma “A VIDA COMO ELA É”, com o intuito de sensibilizar os demais professores para aderirem ao projeto. Houve algumas intervenções relevantes e o combinado foi cada um refletir sobre a proposta e em um segundo momento nos reunirmos para traçarmos as ações que cada turma irá realizar. Sendo que já existem algumas propostas que discutiremos com o grupo maior no próximo encontro.
Texto disponível: http://emefmadrejoana.blogspot.com.br/2012/05/vida-como-ela-e.html
Para reflexão lançou os seguintes questionamentos:
Vamos existir,
vamos pensar, vamos pesquisar:
1- O que poderia ser
criticado no consumo atual por afetar seriamente o meio ambiente?
2- O que você poderia
fazer, isoladamente ou com seus colegas, em benefício do meio ambiente?
Reportagem em Ação
Nós alunos Monitores,
debatemos com a POIE Marilli sobre uma ideia que nós tivemos. Iriemos fazer uma
Reportagem no Centro
de Reciclagem e elaboramos as seguintes questões:
*Quem
trabalha neste centro?
*Qual
é o destino destes materiais?
*Qual
é o valor que você paga pelo material em média?
*Como
os compradores fazem a reciclagem dos materiais comprados por você?
*Em
quais produtos estes materiais serão revertidos?
*Como
que é feito o recolhimento destes materiais?
Os alunos monitores, Edson (8ªA), Noemi (7ªC), Nikolas (8ªA), e Rogério (5ªD) da Equipe“Revolucionando e Mudando” foram no dia 14/05/2012 ao Centro de Reciclagem na região de Guaianases e entrevistaram o Srº Pedro para coletarem informações sobre o trabalho desenvolvido.
Os alunos monitores, Edson (8ªA), Noemi (7ªC), Nikolas (8ªA), e Rogério (5ªD) da Equipe“Revolucionando e Mudando” foram no dia 14/05/2012 ao Centro de Reciclagem na região de Guaianases e entrevistaram o Srº Pedro para coletarem informações sobre o trabalho desenvolvido.
11ª Conferência de
Produção mais Limpa e Mudanças Climáticas
Conferência reúne
3,6 mil pessoas no Memorial
A 11ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, evento preparatório para a Rio + 20 que ocorreu nesta terça-feira, no Memorial da América Latina, enfatizou a importância que a agenda ambiental vem ganhando no debate político.
Em
um dos painéis da Secretaria Municipal da Educação, constou a 1ª etapa do
Projeto Monitores em Ação- Numa escola sustentável desenvolvido pela nossa
escola.
Nossa
escola foi parabenizada pela Formadora Marilza da DRE Guaianases no ambiente ThinkQuest,
acessem o link abaixo:
Dica: Megalabirinto de lixo reciclável
O projeto, de autoria do artista Eduardo Srur, tem a intenção de despertar a consciência das pessoas para a
importância da reciclagem.
Megalabirinto de lixo
reciclável é instalado no Parque Ibirapuera, privilégio para quem mora e estuda
na Zona Sul, uma dica para que os alunos desta região visitem este labirinto,
pois vai de encontro com o projeto que estamos desenvolvendo.
A ação grátis segue todos os dias, das 5h às 24h, até 11 de junho, na
Praça da Paz.
Aproveitem!!! Para depois nos contar a sensação de passar por um
labirinto de lixo!!!
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/megalabirinto-de-lixo-reciclavel-e-instalado-no-parque-ibirapuera.html
Ação Arrecadação de
Folhas Usadas
Uma das propostas da equipe "Revolucionando e
Mudando"- ARRECADAÇÃO DE FOLHAS USADAS de
caderno / sulfite. Em 1º momento ficamos
sabendo através da Profª Josete que a Kalunga arrecadava estas folhas e
revertiam em folhas de sulfite para escola. Porém a Profª Marilli esteve na
Kalunga e obteve a informação de que foi uma iniciativa do papel Chamex, mas
somente de início das aulas. Não havendo mais esta possibilidade, com este
informação transmitidas aos alunos, eles por iniciativa própria perguntaram no
dia da entrevista ao Srº Pedro do Centro de Reciclagem se seria possível a
venda destes papéis para o centro. O mesmo disse que sim, então os alunos
iniciaram mais uma ação na nossa unidade escolar.
Cada caixa ficará em
uma sala de aula, no final do período será recolhida. Esta ação será todos os
dias e aaos poucos levaremos ao centro de reciclagem.
Esta equipe é SHOW!!!
Estou muito orgulhosa...
Divulgação
desta Ação
Panfleto
Virtual
Além da divulgação e
conscientização do grupo de alunos da 8ªA e 7ªC nas salas de aula, decidimos
divulgar esta ação nas redes sociais, Blog da nossa unidade e Thinkquest, pois
não podemos desperdiçar papel, não é mesmo?
Realizados pelos alunos: Evandro-José Henrique-Gabriel da Silva e
Weslley da 7ªC
Programa PUBLISHER
Acessem o link abaixo e confiram! - http://www.youtube.com/watch?v=N3HfSF2fzrI
Unidade Básica de
Saúde
No dia 16/05/2012
saímos rumo à Unidade Básica de Saúde no Jardim Soares, alunos monitores:Edson, Noemi, Nikolas,
Ingrid, João, Gabriela, Laís, Mariana, Vitor Miguel, Rogério e Rhilary, POIEs
Marilli e Luciana e Professoras parceiras Sandra e Regina para fazermos o
registro das ações desenvolvidas através desta unidade em relação à
sustentabilidade. Nossa equipe foi muito bem recebida pelo auxiliar
administrativo e membro da comissão do meio ambiente da OBS do Jardim Soares,
Carlos Eduardo da Silva, que muito gentilmente concedeu aos
nossos alunos monitores uma entrevista para explicar como se dão estas ações.
Ações:
* Coleta de óleo de
cozinha;
*Coleta de pilhas e baterias;
*Coleta de lixo reciclável.
Entrevista com o Carlos Eduardo da Silva da Unidade Básica de Saúde, no Jardim Soares, sobre as ações sustentáveis desenvolvidas com parceria Santa Marcelina. Ficou ótima a edição do vídeo feita pelo aluno Edson da 8ªA, confiram!!!
http://www.youtube.com/watch?v=2mgNon9tqa8
Monitores em Ação no Facebook
Participação da nossa Equipe "Revolucionando e Mudando" na rede social FACEBOOK- Monitores em Ação!!!
Monitores em Ação no Facebook
Participação da nossa Equipe "Revolucionando e Mudando" na rede social FACEBOOK- Monitores em Ação!!!
Coleta de óleo de
cozinha
através do e-mail-
lirium@liriumreciclagem.com.br (A LÍRIUM é uma empresa nacional,
especializada na coleta e destino final, de resíduos de óleo de fritura vegetal
e derivado, capaz de lhe dar um atendimento personalizado e diferenciado,
com a finalidade de lhe oferecer soluções práticas e inteligentes, com
qualidade e confiabilidade, respeitando sempre o Meio Ambiente).
A empresa já disponibilizou a
BOMBONA DE 50 LITROS e fará a coleta do óleo para reciclagem.
Processo de contato com as empresas de coleta de óleo
![]() |
Divulgação da arrecadação nas salas de aula |
Srº Pais, estamos com um POSTO DE COLETA DE ÓLEO DE COZINHA em nossa unidade escolar, caso queiram contribuir para o bem estar do nosso meio ambiente, venham depositar o óleo aqui neste recipiente!!!
Divulgação- Postos de
Coleta
Comunidade
Escolar
Postos de Coleta de Óleo de cozinha usado, Pilhas e
Baterias e Folhas que não utilizam mais, agora além
da...
*Unidade Básica de Saúde
Rua Feliciano de Mendonça, 496
Nossa escola também é...
*EMEF "Madre Joana Angélica de Jesus"
Rua Torre de Santiago, 425
Textos Informativos pesquisados, escritos e postados no Blog pelas alunas Esther, Mariana e Noemi.
Prejuízos causados pelo óleo de cozinha
Quando o assunto é tratamento de água e esgoto, a gordura despejada nas
pias é considerada uma grande inimiga. Além de entupir o ralo, ela desce pela
rede de esgotos e alcança rios ou o mar. Quando é despejado, o óleo pode ir
para o solo, impermeabilizando-o e podendo causar enchentes. Ele também pode
eliminar gás metano em contato com o sol, o que causa a chuva ácida. Ao entrar
em contato com os mananciais hídricos a gordura cria uma camada em cima da água
que impede a penetração solar, CAUSANDO A MORTE DA FAUNA AQUÁTICA. O
prejuízo não para por aí, cada litro derramado na pia é suficiente para poluir
até um milhão de litros de água!
Em vez de jogar o produto no ralo da pia, o morador deve colocá-lo em
uma garrafa PET e depositá-lo no lixo seletivo. Queremos e buscamos a
conscientização das pessoas sobre a reciclagem do óleo de cozinha e com um gesto
simples podemos contribuir com o meio ambiente.
Esther 8ªA
O tamanho do problema…Pilhas e Baterias usadas
O mundo consome mais
e mais produtos eletrônicos, a cada ano. Se antes eles eram feitos para durar,
hoje se tornam ultrapassados com espantosa rapidez, enquanto modelos de última
geração jorram no mercado e criam novas “necessidades” para o consumidor.
A conseqüência disso é uma explosão do lixo tecnológico, que contém substâncias
tóxicas e não deve ser descartado como lixo comum. Quando isso acontece, estes
resíduos vão para lixões e aterros sanitários, nem sempre químicos, entram
em decomposição a céu aberto e liberam metais pesados que contaminam o solo, o
ar e os cursos d´água, superficiais e subterrâneos, que abastecem as cidades.
Os riscos para a saúde humana e o meio ambiente são enormes.
Leis
·
A legislação brasileira proíbe jogar pilhas e
baterias a céu aberto; queima-las ao ar livre ou em recipientes, instalações e
equipamentos não adequados; lança-las em corpos d’água, praias, manguezais,
terrenos baldios, poços ou cacimbas, cavidades subterrâneas, em redes de
drenagem de águas pluviais, de esgotos, eletricidade ou telefone, mesmo que
abandonadas, ou em áreas sujeitas à inundação.
·
No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente
(Conama) determinou, pela Resolução 257, de 30/06/1999, que pilhas e baterias,
assim como aparelhos que possuam estes componentes integrados em sua estrutura,
após o uso, devem ser entregues pelos usuários nos estabelecimentos que as
comercializam ou rede de assistência técnica.
·
A população deve prestar atenção nas baterias que
têm chumbo-ácido, níquel-cádmio e óxido de mercúrio. São essas que devem ser
recolhidas pelas lojas que as comercializam e não jogadas no meio ambiente, sem
tratamento adequado.
·
As embalagens e a publicidade destes produtos devem
avisar sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente, além de informar o
consumidor da necessidade de devolve-los e como proceder para isso.
·
Aos fabricantes e importadores cabe a
responsabilidade pela coleta, armazenagem, reutilização, reciclagem, tratamento
e descarte ambientalmente adequado deste material.
·
Desde 2001, o (Conama) também estabeleceu limites
nos níveis de metais para a fabricação, importação e comercialização de pilhas
e baterias. Os fabricantes nacionais conseguiram reduzir a carga poluente de
alguns tipos de pilhas, permitindo que elas pudessem ser descartadas no lixo
doméstico e destinadas aos aterros sanitários. Mas grande quantidade de pilhas
e baterias ainda segue para aterros não licenciados para receber esse tipo de
dejeto.
Como fazer sabão com óleo de cozinha...
Fabricar seu Próprio sabão é uma opção para contribuir com o meio
ambiente evitando o despejo de óleo de cozinha em redes de esgoto e rios. O
processo exige como ingredientes principais o cuidado e a atenção, recomendamos
o uso de equipamento de proteção e segurança.
Veja o Link.. É muito
Interessante!
Noemi Guerra
Gomes 7ªC
Coleta de Pilhas e Baterias
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MASCOTE
ALUNOS MONITORES DANDO SUA CONTRIBUIÇÃO AO INÍCIO À COLETA
As alunas monitoras:
Noemi e Ingrid fizeram a gravação e edição de um vídeo para a divulgação da
coleta.
Coleta de Pilhas e Baterias
Alunos monitores com a orientação da Profª Janete construíram a
robô para a arrecadação das pilhas e baterias usadas. Após a conclusão da
mesma, foi colocados aos alunos das 7ª e 8ª séries a proposta de sugestões para
o nome da nossa mascote. Depois criamos no ambiente ThinkQuest uma votação via
on line para opção do nome. Ganhou com 59% dos votos: DAMA DA
SUSTENTABILIDADE.
Os alunos monitores colocaram a nossa mascote na entrada da
secretaria, onde tanto os alunos, como a comunidade tem acesso. Foi também
realizado um trabalho de divulgação em todas as salas de aula e no Blog da
nossa escola.
DAMA DA SUSTENTABILIDADE |
Oficina- Sacolas Retornáveis
As Profª Joyce - 1ªC e Camila
- 4ªD, realizaram uma Oficina de Sacolas
Retornáveis com os alunos e suas
respectivas mães. após estudarem de onde vem e como o plástico pode ser
prejudicial ao meio ambiente, confeccionaram sacolas de pano para reduzir e
substituir o uso das sacolas de plástico.
Obrigada aos alunos e mamães pelo inesquecível momento"!
Dia Mundial do Meio Ambiente
Pessoal, no dia 05/06/2012, fomos prestigiar o
evento do Dia Mundial do Meio Ambiente no espaço
do Supermercado Semar, organizado pelo Cades
(Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) da
Subprefeitura de Guaianases, apesar da chuva, passamos
horas maravilhosas, nossa visita foi muito produtiva, os alunos participaram,
fizeram entrevistas, adoraram a oficina de fazer sabão, saborearam os alimentos
com verduras e folhagens que a maioria da população descarta como lixo e
adoraram as mudas que receberam como lembrança. A ideia inicial seria
professoras junto aos alunos plantarem estas mudas em um espaço na nossa escola,
porém os alunos ficaram encantados com as mudas e ao chegarmos à escola pediram
para levarem para suas residências, uns alegando que adoravam plantas e outros
que gostariam de presentear suas mães. Aí pensei…Nada mais justo, pois a
lembrança foi fornecida a cada um de nós e eles teriam o direito de levá-las.
Somente conscientizei-os para que cuidassem dessas mudinhas com muito carinho.
Foi o máximo! AMAMOS!!! Agradeço desde já a gentileza da
divulgação do evento da nossa coordenadora Marilza (DRE G).
Acessem o link com as entrevistas realizadas neste evento:
http://www.youtube.com/watch?v=-Gf5_Ql4cbc&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=-Gf5_Ql4cbc&feature=plcp
Conferência RIO+20
Apresentações realizadas pelas 5ª séries no dia 13/06/2012 para o
Ensino Fundamental I, em homenagem ao início da abertura da Conferência RIO+20, organizados e dirigidos pelo Prof. Luis Carlos de
Geografia. Dentre as atividades
apresentadas houveram: poesias, teatros e danças, relacionados ao tema Meio
Ambiente.
Realizamos uma OFICINA DE
REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS na 2ºanoB com os alunos e
responsáveis no dia 20/06/2012, com o destino para brinquedoteca.
Anteriormente fizemos
uma campanha com a turma para trazerem embalagens e olhem só quanto material
arrecadamos.
Foi uma manhã repleta
de harmonia, alegria e interação entre professoras, país, avós e alunos.
Todo este conteúdo está no link abaixo...Confiram!!!
A reunião foi orientada pela POIE Marilli e Profª Sandra de Ciências, com a presença e participação da coordenadora Jacqueline. Houve um envolvimento de todos os professores, onde o grupo dividido por ano/série discutiram e chegaram a um consenso.
Todas as ações foram registradas em um cartaz e em um caderno para retomarmos no 2º semestre, onde daremos início às ações estabelecidas.Todos os anos em nossa unidade realizaram um “Show de talentos”, então combinamos que neste ano este show será o encerramento do nosso projeto com o “SHOW DA SUSTENTABILIDADE” , com um desfile com roupas com materiais recicláveis e danças, pois existe em nossa escola o projeto de dança com a Prof.ª Camila.
Ações:
1ºanos- jogos educativos e construção de uma casinha de boneca utilizando caixinhas de leite.
2º anos- Reutilização de matérias na confecção de brinquedos para serem destinados a brinquedoteca.
3º anos- Confecção de objetos com materiais recicláveis.
4ª séries- Confecção das roupas para o desfile com materiais recicláveis.
5ª séries- Criação de paródias e ilustrações, tendo como produto final a construção de livros e Histórias em Quadrinhos, destinados à sala de leitura.
6ª séries- Criação de Acrósticos e cartazes.
7ª séries- Painel, destacando os lixos tóxicos.
8ª séries- Plantação da “Nova Era”.
SAAI- Papel reciclado.
Alunas da 5ªC criaram PARÓDIASRhilary, Bruna e Giovanna Gonçalves |
Ritmo da música: Assim você me mata
Segunda na
escola,
Todo mundo
começou a dormir
E chegou a
professora Marilli
Tomo coragem e
começou a cantar,
Nossa, nossa mais
que sala cheirosa.
Ai, ai, assim
vocês me mata.
Vida de Estudetes.
Todo dia acordo cedo
Moro longe da escola
Quando volto da escola
Quero descansar.
To sempre cheia de lição
Eu faço conta de montão
E a professora ve defeito
Até onde não á.
Queria a professora
Aqui no meu lugar
Eu ia rir de mi acabar.
Queria a professora
Aqui no meu lugar
Botando a cuca pra funcionar.
Minha amiga
copiou o dvd da amiga
Dela a professora descobriu
Deus zero nela.
As patricinhas da escola
As metidas as amostradas
So sabem humilhar
Não vale nada.
...
Vida de Estudetes.
Todo dia acordo cedo
Moro longe da escola
Quando volto da escola
Quero descansar.
To sempre cheia de lição
Eu faço conta de montão
E a professora ve defeito
Até onde não á.
Queria a professora
Aqui no meu lugar
Eu ia rir de mi acabar.
Queria a professora
Aqui no meu lugar
Botando a cuca pra funcionar.
Minha amiga
copiou o dvd da amiga
Dela a professora descobriu
Deus zero nela.
As patricinhas da escola
As metidas as amostradas
So sabem humilhar
Não vale nada.
...
Nossa, nossa o meio
ambiente está sujo
Ai o que eu faço
Ai, ai o que eu faço
Fedido, fedido assim eu
não aguento
Ai o que eu faço
Ai, ai o que eu faço
Ajudem a natureza não
joguem lixos nas ruas para não poluir o meio ambiente
DAVIDSON
e Isaias
Alunos da 4ªB criaram POESIAS
Alunos da 4ªB criaram POESIAS
Mundo
Contente
A
natureza é bela como a primavera.
Mas
daqui a diante vai ser diferente.
O
mundo vai ficar contente.
Vamos
cuidar do meio ambiente.
Victor
Hugo
A natureza
A natureza é uma beleza
É fruto da harmonia e da riqueza.
Pena que as
pessoas não cuidam dela
Mas as pessoas podem cuidar dela
Não desperdiçar água,
Não jogar lixo no chão,
Não desperdiçar a energia de sua casa…
Ellen e Emelly
A NATUREZA É
LINDA
A NATUREZA É
BELA COMO O SOL
QUE BRLHA NO
RAIAR
NÃO DEVEMOS
DESPERDIÇAR ÁGUA
MAS SIM
ECONOMIZAR.
MOISÉS
PLANETA TERRA
a NATUREZA É BELA COMO A
PRIMAVERA.
vAMOS CUIDAR DO PLANETA TERRA.
mAS DAQUI A DIANTE VAI SER
DIFERENTE,
A MATA ESTÁ DOENTE.
tEMOS QUE APRENDER A RECICLAR,
PARA O MEIO AMBIENTE AJUDAR,
E A VIDA MELHORAR.
nÓS PENSAMOS SÓ EM DESPERDIÇAR,
mas temos que pensar em
preservar.
a NATUREZA ESTÁ AMEAÇADA,
OS ANIMAIS ESTÃO AMEAÇADOS
PORQUE O SER HUMANO VIVE QUEIMANDO só que não plantando.
o MEIO AMBIENTE ESTÁ PROCURANDO
UMA FORMA DE VIVER, MAS nos não estamos colaborando… e isso não irá acontecer
O AR QUE TODOS RESPIRAM ESTÁ
POLUIDO,
E COM A FALTA DE AR PURO, todos
os seres vivos correm perigo. temos que PLANTARMOS UMA ÁRVORE EM VEZ DE
ARRANCÁ-LA A escassez Do OXIGÊNIO
PODEMOS MELHORAR.
O HOMEM E o Disperdiço… esta
prejudicando a água do planeta DESMATAMENTO MALTRATA A GRANDE NATUREZA O
LINDO VERDE DAS MATAS QUE ENFEITA O NOSSO PLANETA.
E ENTÃO VAMOS RECICLAR,
A NATUREZA PRESERVAR
PARA QUE PODEMOS NESSE PLANETA
MORAR!!!!
A ÁGUA ESTÁ SE ACABANDO
E ATÉ PESSOAS VÃO SE MATAR
PARA O RESTINHO DE ÁGUA TOMAR
A TERRA VAI NUTRIR
PARA FRUTOS
FLORES E ÁRVORES SURGIR.
ESTER E ANALICE
Meio Ambiente
Meio Ambiente
Vamos ajudar o meio ambiente
Que a natureza vai nos agradecer
Com seu ar mais puro
Que a nossa saúde
Vai ficar melhor.
Thais e Jeane
Trabalho desenvolvido com a 7ªC no programa PIVOT (animação)
sobre o tema "Sustentabilidade". Confiram, acessem o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=eEK7P5fBaYI&feature=plcp
Karuliny - Victor Miguel - Lucas Leite - Beatriz - Helen - Vinícios
Coordenados pela profª Geralda de Português
Observem que riqueza de detalhes com que foi feita esta maquete....
Alunos da 6ªA confeccionaram cartazes sobre a coleta seletiva, reciclagem e cuidados com o nosso planeta.
Tratamento da água
poluição dos rios
Oficina de HORTA VERTICAL SUSPENSA
Palestra foi realizada na sala de vídeo
Atividades realizadas pela Profª Geralda- Português baseada na História em Quadrinhos "Podemos Cooperar: Lixo é no lixo".
Produzir uma História em Quadrinhos com o mesmo título da história acima.
http://www.youtube.com/watch?v=eEK7P5fBaYI&feature=plcp
MAQUETE
Alunos da 6ªA confeccionaram uma maquete representando os LIXÕES.Karuliny - Victor Miguel - Lucas Leite - Beatriz - Helen - Vinícios
Coordenados pela profª Geralda de Português
Observem que riqueza de detalhes com que foi feita esta maquete....
Alunos da 6ªA confeccionaram cartazes sobre a coleta seletiva, reciclagem e cuidados com o nosso planeta.
Projeto: Sustentabilidade, Proteção ao Meio Ambiente.
Séries: 5ªs A, B,
C, e D; 6ªA.
Profª Geralda- Português
Objetivo:
Conscientizar o aluno que é preciso e é possível evitar agressões ao ambiente,
preservando seu equilíbrio.
Ações: Leituras compartilhadas, discursões sobre o assunto,
opiniões e relatos.
Atitudes: Cartazes, ilustrações, pesquisas, interpretação de
texto e curiosidades.
Conclusão: As atitudes foram proveitosas, pois auxiliam e
motivam o aluno a tornar o ambiente adequado à sua vida.
Professora
Geralda
Textos
trabalhados:
*Poluição
da água;
*Processo
de tratamento da água;
*A água se
transforma em esgoto;
*A
importância do tratamento do esgoto;
*O lixo:
material bom no lugar errado;
*Reaproveitamento
do lixo;
*O ser
humano e as modificações no ambiente;
*Conhecendo
recursos da água: água para a irrigação, água para a indústria, água como fonte
de energia, água como via de transporte, água como meio de recreação;
*Interpretação
de texto: A profecia ( Werner Zotz);
*Texto
jornalístico: Além dos benefícios, os produtos orgânicos não agridem o meio
ambiente ( Informativo Viver Bem- 2ª Quinzena de Junho/2012- edição 53).
Água
como fonte de energia
A água dos
grandes rios e cachoeiras é usada para produzir eletricidade (nas usinas
Hidrelétricas), isto é, para gerar a energia elétrica, que ilumina as cidades,
casa, faz funcionar os aparelhos elétricos, nas fábricas, etc.
Água como via de transporte
Tratamento da água
Praia limpa, sem poluição
Não jogue lixo no chão
poluição dos rios
Água como meio de recreação
Passeio no Parque Lajeado no dia 15/08/2012 com os alunos inseridos no projeto das 7ª e 8ª séries.
Professoras acompanhantes: Marilli, Sandra e Priscila (SAAI), pois levamos dois alunos de inclusão.
Nossa turma foi acompanhados pela diretora do parque Andressa, o Biólogo Reginaldo e Engenheiro Ambiental Guilherme.
Plantação- Horta |
Galera Animada |
Horta Suspensa |
Reciclagem de Pneus |
Coleta de óleo usado |
Início da trilha |
Local para Pique Nique |
Reginaldo e Guilherme |
Diretora Andressa |
Ervas Medicinais |
Compostagem |
Reciclagem de Bambu |
Reciclagem de Pneu |
Trilha em Mata fechada |
Add caption |
Caminho- escada de pneu |
Vitor e Jéssica - alunos inclusão com a Profª Priscilla do SAAI |
Oficina de HORTA VERTICAL SUSPENSA
Dia 15 de agosto fomos com alguns alunos das 7ª e 8ª séries
em uma trilha ecológica no parque Lajeado em Guaianases. As alunas monitoras
Mariana e Ingrid fizeram a edição de um vídeo onde mostra a explicação de
algumas das coisas que vimos neste passeio com a diretora do parque Andressa, o
Biólogo Reginaldo e o Engenheiro Ambiental Guilherme.
História do parque
Lajeado, explicação sobre os agrotóxicos, árvore araucária, caatinga, Pau
Brasil e compostagem.
No dia 20/08/2012 recebemos a palestrante Elisa da empresa AMLURB- Departamento de limpeza urbana da cidade de São Paulo, com a palestra direcionada a Conscientização da Gestão dos Resíduos Sólidos.
Adotar a política dos 5 R's: *Reduzir *Reutilizar *Recuperar *Reciclar *Renovar
Slides utilizados pela palestrante Elisa
Os vídeos foram passados no pátio
Palestra foi realizada na sala de vídeo
Produzir uma História em Quadrinhos com o mesmo título da história acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário