Em consonância ao projeto desenvolvido em nossa unidade escolar sobre "Sustentabilidade", iniciei um processo investigativo, ou seja, levantamento dos conhecimentos prévios com a 2ªB- Profª Marilli, com a questão: O que podemos fazer
para preservar nosso meio ambiente?
Fui anotando na lousa as respostas dos alunos, depois resolvi fazer a gravação dos mesmos dizendo suas respostas.
Na aula de inglês a Profª Angela, resaltou a importância dos animais para o meio ambiente, onde os mesmos falavam em inglês o nome dos animais.
Estas atividades resultaram em um vídeo, postado no youtube, caso queiram apreciar, basta somente clicar no link abaixo.
Acessando o link abaixo vocês poderão conferir que graciosidades!!!
Respostas dos alunos:
* Lixão
*Reciclagem
*Buraco para adubo
Para introduzir o conteúdo sobre estas questões, iniciei uma leitura compartilhada do livro: Planeta Terra: Nossa Casa de Leonardo Mendes Cardoso.
Destino do lixo produzido pela população: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php#ixzz1vp5K2DCE
Depois fizemos uma roda de conversa sobre:
- Coleta Seletiva - Reciclagem;
- Lixos Tóxicos;
- Poluição do ar;
- Contaminação nos lençóis freáticos;
- Contaminação do lixo orgânico- enchentes- doenças causadas pela urina do rato- leptospirose;
- Saneamento básico;
- Redes e estações de tratamento de água e esgoto;
- Destino correto do lixo.
Em meio a conversa o aluno Gabriel Vinícius falou que tinha uma ideia: Podemos sair em volta da escola para conscientizar as pessoas para não jogar lixo nas ruas. (considerei a ideia como satisfatória, dizendo que iremos pensar nesta ação).
Que tal fazer parte desse processo?
Afinal, o planeta Terra é a casa de todos nós, e a saúde dessa nossa casa representa a nossa própria saúde! (Leonardo Mendes Cardoso).
Algumas ilustrações dos alunos relacionados ao assunto:
Levantamento de dados em sala de aula- Por que não
podemos jogar o óleo de cozinha na pia e ralos?
Na sala de leitura, Profª Antonia trabalhou a história do livro "O último broto" de Rogério Borges, um livro de imagens e voltado para o tema "Meio Ambiente", as contribuições da natureza para o meio ambiente.
Afinal, o planeta Terra é a casa de todos nós, e a saúde dessa nossa casa representa a nossa própria saúde! (Leonardo Mendes Cardoso).
Algumas ilustrações dos alunos relacionados ao assunto:
Os alunos: Gabriel V., Emilly e Thayssa contaram a
história “Que planeta é esse? Leitura de imagens- Regina Coeli Renó.
Vídeo postado no youtube:
Fizemos um resumo com colagens em cartolina
Acrescentamos mais os 2 Rs que estavam
faltando: Repensar os hábitos de
consumo e descarte e Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde.
A aluna Letícia trouxe o recorte de uma notícia- 5 de
junho Dia mundial do meio ambiente. Nos contou resumidamente sobre o conteúdo da reportagem e nos deu a ideia de
fazermos um painel da notícia.
Cantinho da Notícia
A aluna Letícia nos trouxe uma notícia:
Retirada da revista Sabendo sobre Meio Ambiente |
Respostas dos alunos:
ü Ítalo/
- Contamina os animais e as plantas;
ü Leticia
/Gabriel V./ Thayssa- Causa danos a natureza. Letícia completou....E dá para
fazer sabão;
ü Emilly/
Ana C./ Gabriel C.- Causa enchentes;
ü Gustavo
S.-Porque contamina os animais e o meio ambiente;
ü Isadora-
Porque o óleo de cozinha pode ir para a água e os animais marinhos podem
morrer;
ü Ana
Beatriz- Porque causa sufocamento aos animais marinhos;
ü Giovanna
S.- Vai para o rio e os animais tomam água e morrem;
ü Beatriz-
Não podemos colocar óleo de cozinha no ralo, porque contamina os canos;
ü Gustavo
L./ Wallison/ Davi- Senão mata a natureza;
ü Sara-
Senão entope e faz mal para nosso meio ambiente;
ü Kayke-
Senão suja os patos e eles não gostam de tomar banho.
Em comparação com as respostas dos alunos acrescentamos com os textos informativos:
O destino do óleo de cozinha,
importância da reciclagem do óleo e em que é transformado.
Acesso aos sites: http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/destino-oleo-cozinha-27-07-09.htm , http://www.codeca.com.br/servicos_projetos_recicle_o_oleo.php e http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/13/1434-oleo-de-cozinha.
1º Acesso ao ambiente ThinkQuest
Mudança do ícone e início das postagens de seus desenhos.
Este 1º acesso ao ambiente colaborativo ThinkQuest também está registrado em um vídeo no youtube, acessem o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=AGqgkbxlKig
Acesso aos sites: http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/destino-oleo-cozinha-27-07-09.htm , http://www.codeca.com.br/servicos_projetos_recicle_o_oleo.php e http://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/13/1434-oleo-de-cozinha.
1º Acesso ao ambiente ThinkQuest
Mudança do ícone e início das postagens de seus desenhos.
Acesso ao ambiente ThinkQuest para postarem seus trabalhos
e fotos tiradas no laboratório de informática depois assitiram ao vídeo “Os animais salvam o planeta" e responderam a questão:
Quais os cuidados vocês julgam necessários para conservação do meio ambiente?
Este 1º acesso ao ambiente colaborativo ThinkQuest também está registrado em um vídeo no youtube, acessem o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=AGqgkbxlKig
Acessaram o site http://www.embalixo.com.br/novo/?tipo=6- para leitura do texto: TUDO SOBRE O LIXO. Tempo
de decomposição dos resíduos e destino do lixo. Em sala de aula fizemos o
registro do conteúdo lido.
Em sala de aula
fizemos os registros deste conteúdo e realizamos a leitura coletiva do tempo de
decomposição de alguns materiais utilizando o cartaz abaixo.
Registro do
conteúdo- Destino do óleo e a Importância de reciclar.
Os alunos trouxeram os brinquedos criados com materiais reutilizados para sala de aula e fizemos o registro com fotos, pois os mesmos serão publicados pelos próprios alunos no ThinkQuest e Blog da escola e depois os brinquedos serão destinados à brinquedoteca da nossa escola.
Os alunos da 1ªA e 1ªB foram a
brinquedoteca acompanhados pelas suas professoras Rosana e Marisa, os alunos
Gabriel Vinícius, Letícia e Beatriz explicaram aos alunos das 1ª séries sobre o
projeto e a reutilização.
RUMO A BRINQUEDOTECA
Na BRINQUEDOTECA os alunos Gabriel Vinícius, Letícia e Beatriz fizeram a apresentação do projeto sobre a REUTILIZAÇÃO de materiais para os 1º anos.
Em breve a publicação do vídeo. Aguardem!
SAMUEL
BONECOS
MATERIAIS UTILIZADOS
- CAIXA DE LEITE
- COLA
- EVA
- CANETINHA
- LÃ
- BOTÃO
Modo de Preparo
A CAIXA DE LEITE FOI EMCAPADA COM EVA E ENFEITANDO O BONECO, CABELO COM LÃ, OLHOS COM BOTÃO, FAZENDO OS DETALHES COM A CANETINHA.
ANA CAROLINE
VASINHO COM FLOR
- GARRAFA PET
- GARRAFINHAS DE IOGURTE
- BARBANTE
- TAMPINHAS DE GARRAFA
- TINTA PLÁSTICA
- COLA
MODO DE PREPARO
FORAM COLADOS AS DUAS PARTES DA FRENTE DA GARRAFA COM FITA. DEPOIS COM UMA MISTURA DE COLA COM ÁGUA FORAM COLADOS PEDAÇOS DE JORNAL NA GARRAFA PARA QUE FICASSE FIRME. DEPOIS PINTA-SE COMO QUEIRA. INTTRODUZA DUAS PARTES IGUAIS DE BARBANTE POR DENTRO DA GARRAFA. PRENDE-SE CADA PONTA DO BARBANTE COM UMA TAMPINHA E DEPOIS COLOQUE-AS DENTRO DAS GARRAFINHAS PARA QUE NÃO MACHUQUE AS MÃOS.
ISADORA
PIMBOL
MATERIAIS UTILIZADOS:
- GARRAFA PET
- JORNAL
- CADARÇO
- TINTA PLÁSTICA
- COLA
- BOLINHA DE DESODORANTE
MODO DE PREPARO
COM A PARTE DE CIMA DA GARRAFA, NA PARTE DA TAMPINHA COLOQUE UM CADARÇO E PRENDA-O, NA OUTRA PONTA PRENDA A BOLINHA DO DESODORANTE. COLE JORNAL PARA QUE O BRINQUEDO FIQUE FIRME E PINTE COMO DESEJAR. E PRONTO É SÓ BRINCAR.
BEATRIZ
PORTA TRECO
COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE?
Reutilização de materiais que não se usa mais.
MATERIAL
- GARRAFA PET
- GARRAFINHAS DE IOGURTE
- BARBANTE
- TAMPINHAS DE GARRAFA
- TINTA PLÁSTICA
- COLA
MODO DE PREPARO
FORAM COLADOS AS DUAS PARTES DA FRENTE DA GARRAFA COM FITA. DEPOIS COM UMA MISTURA DE COLA COM ÁGUA FORAM COLADOS PEDAÇOS DE JORNAL NA GARRAFA PARA QUE FICASSE FIRME. DEPOIS PINTA-SE COMO QUEIRA. INTTRODUZA DUAS PARTES IGUAIS DE BARBANTE POR DENTRO DA GARRAFA. PRENDE-SE CADA PONTA DO BARBANTE COM UMA TAMPINHA E DEPOIS COLOQUE-AS DENTRO DAS GARRAFINHAS PARA QUE NÃO MACHUQUE AS MÃOS.
ISADORA
PIMBOL
MATERIAIS UTILIZADOS:
- GARRAFA PET
- JORNAL
- CADARÇO
- TINTA PLÁSTICA
- COLA
- BOLINHA DE DESODORANTE
MODO DE PREPARO
COM A PARTE DE CIMA DA GARRAFA, NA PARTE DA TAMPINHA COLOQUE UM CADARÇO E PRENDA-O, NA OUTRA PONTA PRENDA A BOLINHA DO DESODORANTE. COLE JORNAL PARA QUE O BRINQUEDO FIQUE FIRME E PINTE COMO DESEJAR. E PRONTO É SÓ BRINCAR.
BEATRIZ
PORTA TRECO
COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE?
Reutilização de materiais que não se usa mais.
MATERIAL
-UM POTE DE SORVETE AZUL
-SACO DE PRESENTE DE CACHORRINHO
- PEDAÇO DE FIO ELÉTRICO DO VOVÔ
-COLA QUENTE
-TESOURINHA DE CORTAR PAPEL
CONFECÇÃO
Com a ajuda da mamãe eu cortei os desenhos e colamos com cola quente e fez um porta treco bem legal!
Os alunos acessaram o ambiente ThinkQuest e publicaram suas fotos com os brinquedos com materiais reutilizados.
Para conferirem estas preciosidades acessem o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=bOniDfG4NfM&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=bOniDfG4NfM&feature=plcp
Na sala de informática os alunos assistiram o vídeo com suas próprias atividades desenvolvidas relacionadas ao projeto.
Respondendo no ambiente ThinkQuest as perguntas: Como vocês estão contribuindo para a solução do problema do lixo na nossa escola? E na sua casa, você está conscientizando a mamãe que é necessário fazer a coleta seletiva?
Depois acessaram o site: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html, jogo da RECICLAGEM.
Reutilização
Reutilização é uma atitude que se promove de uma forma bastante individual (ou no seio de pequenos grupos, como uma família), pelo que tudo aquilo que se possa produzir a partir de matéria usada, decorre meramente da imaginação, da necessidade de cada um e da finalidade que cada um lhe quer dar.
Leitura no site: www.reutilizacaosolidaria.no.comunidades.net/index.php?pagina=179574456
Estamos em nossa escola com algumas ações para tornar nossa escola uma escola sustentável como: coleta de folhas usadas para reciclagem, óleo de cozinha usado enviado a empresa Lirium para reciclagem e pilhas e baterias que não servem mais.
Mascote "Dama da Sustentabilidade" |
Divulgação da coleta das folhas |
4 comentários:
A pilha faz muito mal para nos e para o solo e simplesmente pa os amnimais
Karen Helena 8B
A pilha faz muito mal para nos e para o solo e simplesmente pa os amnimais
Karen Helena 8B
mais eu acho bom a escola fazer isto por q fazendo isto encentiva nois trazer olho de casa folha velha eoutros objeto q pode ajudar
nome rafael e caio 7°b
Postar um comentário