segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nosso 3º encontro do “REMIX de MEMÓRIAS” (e a devolutiva)!!!

      No dia 27 de outubro de 2011 (5ª feira), realizamos nosso terceiro encontro do projeto “REMIX de MEMÓRIAS” no Laboratório de informática educativa, em nossa EMEF. “Madre Joana Angélica de Jesus”/DRE-G no horário das 12:00 às 13:30.
No encontro anterior fora solicitado aos alunos trouxessem os objetos escolhidos para que déssemos continuidade à contação das histórias de cada um, mas a dinâmica do dia fora mudado devido à nem todos terem trazido os objetos e também conforme constante da justificativa (**), após as fotos que se seguem:
Carlos e a sua relíquia: "a foto do passeio em que montou a cavalo"!!!
 
Conhecemos a foto do Carlos todo feliz montado a cavalo!!!
Camila com a sua amada e confidente: a ''coelha'' Emilly!!!
A Emilly nos foi apresentada!!!
Edson e seu tesouro, o carrinho que ganhou aos 08 meses de vida (trouxe no 2º encontro quando nos contou a sua história).

Revemos o carrinho do Edson, feito por seu pai (Sr. Rogério).

POIE Luciana, trouxe a estatueta de ferro de seu pai (pelo ''link feito no 2º encontro com o carrinho de ferro do Edson'')

A estatueta do Sr. José, pai da POIE Lu (comentada na publicação anterior: "ganhou-a de seu irmão Helison").
Trouxeram os objetos solicitados para hoje: Carlos, Camila Edson e POIE Luciana.
Grupo REMIX de MEMÓRIA "MJ": Luísa, Nathalli, Noemi, Nicolie e Karen (em pé e sentados, foto anterior).
      Estiveram presentes em nosso encontro os alunos monitores: Carlos Eduardo e Luísa (5ªA); Nathalli e Noemi (6ªC); Edson (7ªA); Karen e Nicolie (7ªB) e Camila (8ªB). Definiu-se hoje os oito participantes do Grupo.
      (*Nota) Os alunos: Tamires (5ªA) e Daniel (7ªD) desistiram deste projeto por conta de não poderem comparecer a mais este encontro.
      Em decorrência do feriado do dia do funcionário público (nessa 6ª feira) e de finados na semana seguinte (4ª feira), nossos encontros foram marcados para 5ª feira (nesta semana e na próxima).
    (**Nota) Por conta do nosso 4º SARAU e dos alunos monitores estarem engajados nesta atividade também, neste encontro os alunos redigiram suas histórias e as enviaram para o meu e-mail, para que eles tivessem a devolutiva. Eles terão um dos e-mails comentado em detalhes pra servir de base para exemplificar o que os alunos poderão utilizar para REMIXAR suas histórias. Criamos o grupo de e-mails: “REMIX de MEMÓRIA.2011”, com os oito alunos participantes (agora definidos, "segundo nota") deste projeto e receberão via e-mail todos os detalhes que serão publicados também aqui. 
      POIE Luciana/EMEF. “Madre Joana Angélica de Jesus”/DRE-G.
***********************************************
      O e-mail e a devolutiva:
      Após a leitura dos e-mails segue um deles com a devolutiva, conforme combinado com o grupo, todas as histórias estavam muito boas e como fiquei de comentar uma, a escolha foi por ordem de envio e foi o da aluna Noemi (primeira a me enviar), eu o usei como base para exemplificar o que poderão utilizar para Remixar suas histórias. Ele foi encaminhado a todos, criamos o grupo de e-mails: “REMIX de MEMÓRIA.2011”, com os oito alunos participantes (agora definidos) deste projeto. 
      Segue a cópia do e-mail (autorizado pela aluna), com a sua história já revisada e os encaminhamentos solicitados:

"O meu primeiro medo"

      Era um dia muito especial da minha vida: “o meu aniversário de sete anos de idade!”
    Eu estava muito ansiosa pra chegada desse dia. Enfim chegou, estava muito legal a festa, ganhei um monte de presentes, mas eu estava ansiosa pra ver o presente principal... o dos meus pais! Saí para ver o que era e esse foi o problema, se eu imaginasse nunca teria ido lá fora pra ver, primeiro eu vi uma caixa linda e logo pensei que era a caixa de presente dos meus pais, e fui espiar, abri com cuidado e vi uma boneca linda maravilhosa era uma Estephany, neste momento eu não lembrava que eu tinha assistido a um filme da boneca assassina, era ela uma boneca que tinha vida própria que escolhia seu dono e ele não teria nenhum amigo mais.
    Bom, eu fiquei com muito medo e quando vi aquela boneca, eu saí correndo quando deu meia noite apagaram as luzes e cantaram o “Parabéns” e quando disseram: “Faça um pedido.” Adivinha?! Minha amiga apagou as velas, mas isso não foi nada, pois quando veio a hora de abrir os presentes eu abri todos e quando chegou o principal. O dos meus pais eu abri o presente e vi aquela boneca!!!
Fico com medo dela até hoje, ela ainda está lá em casa e ainda morro de medo dela.
(Noemi Guerra Gomes 6ªC (12 anos), da EMEF. “Madre Joana Angélica de Jesus”, em 27/10/2011).
********************************************************
     NOEMI, amei, é muito legal a sua história!!! Não se esqueça da foto da boneca, ok?! Se não te der medo você poderia acrescentar também uma imagem da boneca do filme (eu baixei três imagens pra você confirmar, mas não enviei, com receio de que você ficasse com medo), se não quiser tudo bem, mas ficaria bem legal se você pusesse uma imagem ao lado da outra e com as legendas (nome do filme e nome da boneca).
    Confesso que não pude deixar de rir com o link que você fez da boneca com o filme, também ganhou uma boneca justamente após ter assistido ao filme da boneca assassina, impossível não lembrar, imagino a sua cara quando viu a boneca que seus pais devem ter comprado com todo amor e muito felizes (ri por isso também, enquanto eu lia me imaginava nas duas cenas: a sua e a de seus pais).
**********************************************************
     Algumas perguntas: Eles souberam que você havia assistido a esse filme e que teve esse medo na hora em que ganhou a boneca e que ele ainda persiste?! Porque se não souberem irão saber através do projeto, você quer deixar essa história mesmo?! Está muito legal e se eles souberem, será bem interessante, caso contrário sugiro que você fale com eles a respeito, antes que eu a publique, ok?! É melhor que saibam antes por você do que lerem no BLOG da escola, não acha?!
    A aluna confirmou que está tudo em ordem pra publicação (senão não estaria aqui, legal, pois gostei muito da história dela e torci pra que ficasse essa!!!).
     Veja aqui alguns exemplos de Remix, no próximo encontro já começaremos a pensar nos link’s, com as histórias uns dos outros, após todos narrarem!!! Mostre a seus pais pra que eles tenham uma ideia do trabalho e façam um link com a história que você contou, ok?! Pode ser os dois ou um deles, sem pressa, pois só usaremos quando tivermos terminado o de vocês (provavelmente ficará para o próximo ano, até lá terão muitas ideias).
     Meus links com a sua história:
    1º) Foto de um aniversário, acredito que seja de sete anos também, não me lembro detalhes dele, e só me lembro mesmo porque tem foto, eu estava bem feliz, família reunida.
     2º) Medo após um filme: “O menino que falava com fantasmas” (década de 80, acho que quando ASSISTI ESTAVA COM ONZE ANOS), engraçado que lendo eu pensei: Mas ela tem medo até hoje?! Aí me lembrei de outra coisa, que eu fiquei com medo desse filme, talvez até meus quinze ou dezesseis anos. O medo era tanto que eu e meu irmão do meio (cinco anos mais novo do que eu) só íamos ao banheiro juntos, quando um entrava o outro esperava na porta nem trancávamos, só encostávamos (na época do filme, ele era o caçula: “Hirlan”). Não me lembro de quando acabou o medo, mas já tínhamos o nosso irmão caçula (o Douglinhas que nasceu em 1984), eu estava com 14 anos (pensando bem, meu medo foi até uns 18 anos, se não mais).
   Vejam porque não podemos julgar ninguém e esse nem é esse o objetivo aqui no projeto, enquanto humanos é natural que a gente faça ponderações (como eu em relação ao medo da Noemi), mas julgamentos, não?! E que essas indagações sirvam sempre pra se autoanalisar e procurar se melhorar sempre e não pra criticar o outro!!!
      A verdade é que não gosto de filme de terror e esse na época pra mim foi pavoroso, tanto que tem outra história. Certa vez minhas amigas (que assistiram ao filme, não me lembro na casa de quem, mas foi uma galerinha) quiseram me pregar uma peça. Sabendo que eu estava sozinha em casa (eu devia estar com uns treze anos), elas se esconderam no fundo de casa (naquela época os portões eram baixos, muitas casas eram separadas por cercas de arame), eu estava tomando banho e escutei: “A-le-xan-dre!!!” (nome do menino do filme, hoje dou risada, pois elas nem pra chamar o meu nome, com a mesma “melodia”: “Lu-ci-a-na!!!”, mas enfim,...), eu me enrolei na toalha e ia pular a janela (risos, hoje começo a rir só de lembrar no que faz o medo), quando olho pra fora da janela do quarto dos meus pais pronta pra pular e vejo na janelinha da sala, uma das minhas amigas que fora me chamar bem naquela hora. O medo é fogo! Mas, conclusão: respirei aliviada, me troquei e as meninas ficaram xingando a Cida que foi a minha salvadora naquele dia!!!
      Quantos links, numa história só. Coloquei vários exemplos para que a turminha tenha uma ideia do que pode ser feito!!!
     Resultado disso tudo, vejam o que a Noemi fez comigo, fui atrás da história pra saber de que ano é o filme e encontrei um site, que até parece que já fizeram o curso Remix de memórias (risos).     
      Quem não se delicia relembrando coisas de sua época? Não resisti e colei alguns comentários, que bom vi que não fora só eu que tivera até pesadelo por conta desse filme, mas agora quero assisti-lo novamente pra ver o que acontece. Pra quem ficou curioso ou quer relembrá-lo segue o link, bem como os comentários e algumas outras lembranças pra surgirem outros remix, como depois quero fazer com os pais dos alunos, vamos ver o que acontecerá, mas conforme já citei, provavelmente ficará para o próximo ano (aguardemos pra ver como correrá tudo), mas vamos aos link’s:
“O menino que falava com fantasmas” – 1978 - Walt Disney: 
http://www.youtube.com/watch?v=aPf08N-3jik 
       Falando em filmes(que tal?!):
Roberto Carlos em ritmo de aventuras (década de 80), 
Os trapalhões (Tempo bom)
Elvis Presley (década de 80 reprisava muito, hoje em dia é raro, mais no aniversário de vida ou de morte dele)
Poderosa Ísis (Joanna Cameron)
A Mulher maravilha (Lynda Caster), 
O Super homem (Christopher Reever)
            E mais alguns programas legais que recordei nessa minha viagem. Espero que curtam!!!
O gato felix (rá, rá, rá, rá, ... “um herói!”) 
O anel, no compartimento secreto do meu anel de prata, está a pílula de energia do vira-lata
Vira-lata: Todo problema acabou, o Vira-lata chegou!!! 
Doce Polly Purebread: Onde, onde o meu vira-lata foi, aonde onde ele foi?! 
Spectreman, Ultraman, Ultraseven
O poderoso Mightor 
Shaz-zan!!! 
Os Herculóides 
Os impossíveis 
Curumim, Bambalalão
 Daniel Azulai (quem lembra?! Por onde ele anda?!)
E o: E lá vamos nós!!! Lá vamos nós,... (A bruxa e a vassoura – Pica-pau)
Sítio do pica-pau amarelo (adorava quando a Emília fazia Pirlim-pim-pim!)
Zebrinha do fantástico (coluna do meio!)
Bozzo (Alô criançada...)
A feiticeira (adorava vê-la mover o nariz ao fazer as mágicas!) 
Jeannie é um gênio (Sim, amo!!!) 
Os Jetsons! (hoje, estamos bem perto de termos carros voadores!) 
Os Flintstones (Olá Fredie, ... Wiiiiiiiiiiiil-ma!!!) 
Capitão Ca-veeeeeeeeeeer-na!!! 
Tutu-tutu tubarão (amigo da garotada) 
Manda-chuva, Batatinha,..., Bionicão, João grandão, Scooby-doo, Popeye, Olívia Palito (quantos apelidos, hoje tem nome pra isso: Bullying), Gasparzinho,...
 EXTRAS: 
http://www.memorychips.com.br/desenhos004.htm
http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm      
     Fora os clássicos dos contos de fada, mas chega, pois se deixar eu vou longe, como uma coisa puxa outra, que puxa outra e outra, isso é o Remix, vamos ver o que mais aparecerá por aqui, com os pais dos alunos e com os professores do curso REMIX de MEMÓRIAS (e todos que visitarem o nosso BLOG e publicarem comentários)!!! 
  Dizem que a gente entrega a idade através dos filmes, comerciais, jingles, e desenhos que assistimos, então um bordão que ouvi bastante: “(...) entrou por uma porta saiu pela outra, quem souber que conte outra (...)” (Canção após historinhas, na TV Cultura). 
    (Pesquisa nos sites de busca: "GOOGLE e YOUTUBE" e os agradecimentos a todos os sites e BLOG'S por serem este rico instrumento de aprendizagem e deleite nessa viagem de prazer, emoção e aprimoramento cultural!!!)
      É isso aí e até o nosso próximo embarque!!!
      POIE Luciana/EMEF. “Madre Joana Angélica de Jesus”/DRE-G.

Nenhum comentário: